Abertura da SIM SÃO PAULO 2015 será no Auditório Ibirapuera

Abertura da SIM SÃO PAULO 2015 será no Auditório Ibirapuera

Postado por INKER Agência Cultural em


De 2 a 5 de dezembro, a capital paulista vira o cenário para a terceira edição da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo), já considerada uma das mais importantes music conventions (ou feira de negócios da música) da América Latina. Durante os 4 dias da SIM, a cidade vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical, além de artistas, jornalistas e formadores de opinião do Brasil e de vários países. Para dar início a programação deste ano, o evento promove uma noite especial de abertura no Auditório Ibirapuera.

No dia 2 de dezembro, a partir das 20h, todos os credenciados na SIM São Paulo e o público em geral serão recebidos na casa de shows projetada por Oscar Niemeyer, localizada dentro do Parque Ibirapuera, por um welcome drink oferecido pelo evento.

A programação traz duas atrações internacionais. Quem dá início aos trabalhos da noite, às 21h, é o duo francês Aufgang, que estreiam em terras brasileiras. Formado por Rami Khalifé (sintetizadores e piano) e Aymeric Westrich (bateria), a dupla de pós-pop aclamada pela crítica européia mistura a formação musical clássica de conservatório de um integrante, com a cultura urbana e eletrônica no melhor estilo DYI do outro. Suas apresentações ao vivo trazem a sofisticação e o virtuosismo da música erudita, a energia do rock, a transe da música eletrônica e a liberdade de improvisação do jazz. Mas sem cair no senso comum da música abstrata.

Em seguida, às 22h, quem sobe ao palco é a cantora e multi-instrumentista cubana Yusa. Já conhecida pelo público brasileiro, faz uma mistura das influências do seu país, como a rumba e o bolero, além de gêneros de outras regiões, entre eles o funk, o afro-jazz, o rock e a soul music. Yusa se apresenta acompanhada por sua banda formada por músicos argentinos.

Dois shows que reduzem distâncias geográficas e unem diferentes culturas e novas tendências musicais em um só palco. Uma estreia perfeita para a multi-cultural Semana Internacional de Música de São Paulo.

Sobre os Artistas

Aufgang

O duo francês de pós-pop Aufgang acaba de lançar seu mais novo álbum Summer (Blue Note / Universal). Formado pelo compositor e pianista Rami Khalife e o produtor e baterista Aymeric Westrich, o grupo – na estrada desde 2005 – é um dos mais aclamados pela crítica de seu país hoje em dia. O novo trabalho foi criado entre estúdios de Paris, Beirute e Nova York e traz uma atmosfera pop e futurística, sem deixar de lado suas raízes híbridas e sofisticadas.

Rami transcende a educação musical que recebeu na pretigiada Juilliard School (NY) e suas raízes orientais – seu pai é um artista de sucesso no mundo árabe. Já Aymeric é adepto à folisofia DIY e traz consigo o conhecimento de culturas eletrônicas e urbanas. Já produziu trabalhos de Kery James, Cassius e Phoenix, entre outros.

A dupla procura inspiração no jazz, na música experimental, erudita e entre várias tendências artísticas, como a disco do lendário Larry Levan ou a poesia de Oum Kalthoum. O Aufgang “mistura piano, bateria e batidas eletrônicas em faixas virtuosas, que evocam tanto os clubs quanto os conservatórios, sem pertencer a nenhum dos dois”, definiu o site Pitchfork. www.weareaufgang.com

Yusa

Yusa, a revigorante voz cubana do novo século, está de volta ao Brasil para uma deslumbrante apresentação ancorada em heranças sonoras africanas e caribenhas. Virtuosa vocalista, guitarrista, baixista e percussionista, Yusa tem em seu DNA musical a nova trova cubana, a rumba e o bolero. Seu original approach aproxima estas ramificações à toda potência do funk, afro-jazz, rock e soul, amalgama que faz das suas apresentações uma experiência singular, não só pela intensidade, mas também pela forma original que dialoga com o público, cujos feedbacks influenciam e sugerem suas improvisações. A artista, que debutou na década de 90 pelo selo discográfico britânico Tumi Musice, vem acumulando prêmios, como o Grán Cuba Disco, maior reconhecimento de um músico na sua ilha, além de indicações como a de “melhor guitarrista alternativa” pelo International Award Bath no Reino Unido. Já conhecida e respeitada no Brasil, Yusa, que já se apresentou na Virada Cultural Paulista e Virada Cultural de São Paulo, guarda com carinho a lembrança do emocionante encerramento dos Jogos Pan-americanos do Rio em 2007, quando dividiu palco com Lenine, Jorge Drexler, Paulinho Moska e o saudoso Ramiro Musotto.

“Yusa faz com que sua voz saia das entranhas da América negra, deixando o público enfeitiçado com uma deliciosa combinação de jazz, folk cubano, tropicalismo e poesia que redefinem o eterno romance entre o som e os silêncios”, diz a Revista Rolling Stone. www.yusamusic.com

Sobre a SIM SÃO PAULO

Considerada uma das mais importantes music conventions ou (feira de negócios da música) da América Latina, o evento promove o encontro entre profissionais de todos os setores da indústria musical, além de artistas, jornalistas e formadores de opinião do Brasil e de vários países. Os temas abordados na SIM têm o novo mercado da música como foco e cumpre a proposta de colocar em evidência e em discussão novas ideias e conceitos que estão transformando o cenário mundial. Em 2015, o evento reafirma sua vocação de capacitar e conectar pessoas, propondo ações que sigam em três direções: 1. exposição de novas tendências musicais (SIM Live); 2. acesso a informações atuais e relevantes (Convention); e 3. Incentivo à formação de novas parcerias (Business & Networking).

A Semana Internacional de Música de São Paulo 2015 acontece de 2 a 5 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo, Auditório Ibirapuera, Estúdio Music Club, Centro Cultural Rio Verde, Z Carniceria, Jazz nos Fundos, Jazz B, Family Mob e Jongo Reverendo, com palestras, debates, workshops, shows, festas, exposição de fotos, etc. www.simsaopaulo.com

Uma realização da Inker Agência Cultural, que este ano conta com a parceria do Centro Cultural São Paulo e do Auditório Ibirapuera. O evento tem patrocínio da SKOL, BNDES, Ministério da Cultural e Prefeitura de São Paulo/ Secretaria Municipal de Cultural. Também tem o apoio do Guaraná Antarctica, Pepsi, Fusion, Absolut, Apex, BM&A, BME, Embaixada da França no Brasil, Bureau Export de La Musique, Institute Français, Sebrae, São Paulo Conventions & Visitors Bureau, Sympla, HBB Store, Epson, On Stage Lab, Tratore, Play TV e Rdio.

Entre as parcerias de conteúdo para 2015, estão: Natura e Natura Musical, A Construtora Música e Cultura, Associação Cultural DoSol, MMF Latam e a produtora Jazz nos Fundos.

Serviço:

Evento de Lançamento da SIM SÃO PAULO 2015

DATA: 02/12

HORÁRIO: A partir das 20h

20h00 – Coquetel de boas vindas

21h00 – Aufgang

22h00 – Yusa

LOCAL: Auditório Ibirapuera / Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera.

Ingresso: gratuito / ingressos distribuídos uma hora e meia antes da apresentação.

Classificação Indicativa: livre para todos os públicos.