News

SIM INVADE O CINE OLIDO COM A EXIBIÇÃO DE FILMES MUSICAIS





O histórico Cine Olido (Avenida São João, 473 - República), que já foi um dos mais luxuosos do centro de São Paulo na década de 1950, abriga as sessões especiais de cinema da Semana Internacional de Música de São Paulo. Nos dias 8 e 9 de dezembro, a SIM leva à sala histórias de James Brown, Solomon Burke, Beatles, Sonic Youth e um retrato da cena rap brasileira.

As sessões são abertas ao público e gratuitas, sempre com retirada de ingressos uma hora antes do início de cada uma.

Animações musicais

Em parceria com o Animage (Festival Internacional de Animação de Pernambuco), que este ano chegou a sua nona edição com mais de 200 curtas e longas de animação, a SIM apresenta no dia 8 de dezembro a “Sessão Especial Festival Animage”. Começa às 17h com a exibição do curta-metragem de animação “Make It Soul”, de Jean-Charles Mbotti Malolo. Em 15 minutos, o curta se passa no inverno de 1965, em Chicago, e mostra James Brown e Solomon Burke, duas lendas da soul music, no Teatro Regal. Ambos sob muita pressão, mas com poderes inigualáveis em suas interpretações ao vivo.

Na sequência é a vez de entrar de cabeça no longa-metragem de animação psicodélico dos Beatles, “Yellow Submarine”, de George Dunning, lançado originalmente em 1968 e que completa 50 anos este ano. Ao som de canções como "Yellow Submarine", "All Together Now", e "All You Need Is Love", o público acompanha a saga dos fab four que, ao lado de Young Fred e Nowhere Man, cruzam os setes mares para libertar a Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e resgatar a paz de Pepperland, ameaçada pelos Blue Meanies e seu exército.

Documentários musicais

Os fãs brasileiros do Sonic Youth terão o privilégio de vivenciar em primeira mão os “30 anos de Daydream Nation”, que celebra o aniversário do álbum lançado em outubro de 1988 e que se tornou peça fundamental do rock alternativo. Após passar por Portland, nos Estados Unidos, São Paulo recebe o evento que celebra a obra de Thurston Moore, Lee Ranaldo, Kim Gordon e Steve Shelley.

Serão duas sessões especiais, nos dias 8 (19h) e 9/12 (18h), com a presença de Steve Shelley e do músico brasileiro Gustavo Riviera (Forgotten Boys/Riviera Gaz). Eles vão comentar cenas de arquivo da banda e trechos de dois filmes: “Put Blood in the Music” (1989), do diretor Charles Atlas, sobre a sonoridade oitentista de Nova York, com foco especial em John Zorn e Sonic Youth; e “Daydream Nation”, do diretor Lance Bangs, com cenas do show de 2007 em Glasgow, no qual o Sonic Youth tocou o álbum clássico na íntegra.

A programação de filmes musicais da SIM também terá a exibição do documentário “Hip Hop e Mercado (A cena do Rap)", do coletivo do coletivo NPMH2 (Núcleo de Pesquisa Mercadológica de Hip-Hop), no dia 9/12, a partir das 16h. Com 90 minutos de duração, o trabalho analisa a realidade do rap na capital paulista e outras regiões brasileiras, com depoimentos de artistas, jornalistas e produtores, buscando elucidar os aspectos do desenvolvimento econômico do rap nacional.

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM