News

SIM promove extensa programação gratuita e aberta a todos em 2018





A Semana Internacional de Música de São paulo é uma das mais importantes music conventions – ou feiras de negócios da música – da América Latina. Durante cinco dias, a capital paulista vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical, artistas, jornalistas e apaixonados por cultura e inovação do Brasil e de vários países. Para participar da feira é necessário adquirir a PRO-BADGE, mas a SIM também proporciona um grande número de atividades abertas para todo o público.

Um dos carros chefes da programação são os showcases, uma programação selecionada cuidadosamente pelo Conselho Consultivo da SIM, em que 27 artistas se apresentam ao vivo para o mercado da música de todo o mundo. Essas apresentações são gratuitas ao público em geral e acontecem de 6 a 8 de dezembro na clássica Sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo. Este ano, o público poderá conferir nomes como Alfonsina (Uruguai), Selma Uamusse (Moçambique/Portugal), Plutão já foi Planeta (RN), Filipe Catto (RS), Àttooxxá (BA), Miss Bolívia (Argentina), entre outros. Confira a programação completa dos showcases aqui.

Espaço Oi Labsonica no Jardim Suspenso do CCSP

Durante a SIM São Paulo no CCSP, o Jardim Suspenso estará com acesso liberado a todo o público, que poderá aproveitar um banho de sol enquanto curte as atrações do Espaço Oi Labsonica. Lá acontecem os coquetéis de networking, exclusivos para credenciados, mas também uma série de shows gratuitos que todos podem curtir!

Na quinta, dia 6, às 14h30, a comitiva do Canadá-Quebec apresenta de Afrotronix, La Bronze e Barry Paquin Roberge. Às 16h30, a nova música portuguesa dá as caras com Filho da Mãe, Lavoisier e Surma. Às 18h40, é a vez da britânica Tawiah mostrar sua sofisticada soul music. 

No dia seguinte, 7/12, o Sounds Australia realiza seu tradicional aussie barbecue a partir das 14h30 com shows de Deep Sea Arcade, Jess Cornelius e Alexander Biggs. Na sequência, a partir das 16h30, o Ceará toma conta do espaço com o coquetel de lançamento do Porto Dragão Sessions, que terá os shows de Ilya, Astronauta Marinho e Soledad acessíveis ao público do Jardim Suspenso! Encerrando a programação na sexta-feira, a banda italiana Kalàscima, da região de Puglia, fará um set especial às 18h40.

A programação do Espaço Oi Labsônica segue no sábado, 8/12, a partir das 11h com o lançamento da Coletânea SÊLA com bate-papo entre as produtoras musicais envolvidas no projeto e performance de Larissa Conforto. Às 14h30, a comitiva argentina assume o local. Na escalação dos vizinhos, shows de Fèmina, Sol Alac e Sofia Viola. Fechando a programação aberta ao público, a partir das 16h30 será a vez da comitiva do Amazonas mostrar seu som com shows de Alaíde Negão, Anne Jezini, Vitor Xamã e Márcia Novo, tudo gratuíto. 

Literatura, Cinema e Galerias de Arte

A literatura musical também terá lugar de destaque na SIM São Paulo 2018, com três lançamentos badalados, com direito a noite de autógrafos com acesso liberado e gratuito a todo público. No dia 6/12, Pedro de Luna autografa “Planet Hemp: Mantenha o Respeito”, biografia que conta a história da banda por alguns personagens vitais para a música brasileira moderna, como Marcelo D2, B-Negão, Black Alien, Rafael Crespo e Skunk, entre outros. No dia seguinte, 7/12, será a vez do biógrafo do Nirvana, Michael Azerrad lançar “um dos 50 melhores livros de música já escritos” (grifo do jornal britânico The Observer), o “Nossa Banda Poderia Ser a Sua Vida”. No sábado, 8/12, o jornalista Pedro de Luna retorna para lançar um outro livro, o “Histórias do Porão: Os 20 anos do festival Porão do Rock”, sobre o famoso festival de Brasília. Mais detalhes sobre os três eventos, que acontecem sempre as 18h, aqui.

O histórico Cine Olido (Avenida São João, 473 - República), que já foi um dos mais luxuosos do centro de São Paulo na década de 1950, abriga as sessões especiais de cinema da Semana Internacional de Música de São Paulo. Nos dias 8 e 9 de dezembro, a SIM leva à sala histórias de James Brown e Solomon Burke (“Make It Soul”), Beatles (“Yellow Submarine”), Sonic Youth (“30 anos de Daydream Nation”, uma sessão comentada com participação do baterista Steve Shelley) e um retrato da cena rap brasileira (“Hip Hop e Mercado (A cena do Rap)"). Confira a programação completa aqui!

Outras atividades gratuitas para todo o público acontecem nas galerias de arte parceiras da SIM São Paulo. As galerias Adelina, Crua, Pilar e 55SP prepararam uma programação especial com shows, performances, exposições, DJ Sets e bate papos. O projeto Pretas Sonoras, por exemplo, assumirá as pick-ups na Galeria Crua, que ainda terá festa com Fabricio Nobre, fundador e diretor do Festival Bananada, dividindo as picks ups com Jason Mayall, também conhecido como "The Cumbia Kid", produtor do festival japonês Fuji Rock! A programação gratuitas nas galerias é extensa. Confira aqui.

Festas, festas e mais festas!

A agitada programação noturna da SIM São Paulo é aberta a todo o público, com ticketagem tradicional de shows da noite paulistana (entrada livre para quem tem a PRO-BADGE da SIM São Paulo). E em meio a extensa oferta de festas e shows nos dias da SIM também há atividades gratuitas, como a Noite Sarau da Consciência Convida, o Baile Cremosa Vinil, a Noite Lotx & Beat Brasilis, a Noite De Dentro Pra Fora, a Noite Eu Te Amo Records, o Coquetel de Pré-Lançamento da Coletânea Sêla, a Noite MIA, a Noite Freebeats, a Noite Breve Beneficente e o Festival PIB – Produto Instrumental Bruto

Tem de tudo para todos!

#TeVejoNaSIM

#SIMParaTodos

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM