News

FIXE Festival é contemplado pelo Petrobras Música em Movimento





A palavra “fixe” é uma gíria muito comum em Portugal e que equivale, no Brasil, a “legal”, “bacana”, “massa”. Pode ser utilizada para elogiar pessoas, lugares, músicas, comidas… E, neste caso, dá nome ao mais novo projeto da empresária Fabiana Batistela (diretora da SIM SÃO PAULO), o FIXE Festival.

A língua portuguesa é o idioma oficial do FIXE, já que o objetivo é conectar países e regiões lusófonos - como Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Macau - por meio de sua novíssima produção artística. A música será destaque, mas não está só: a programação também flerta com as áreas de artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, gastronomia, design e moda. 

O projeto pretende estreitar relações entre países e regiões que falam português através das artes e, assim, potencializar novas parcerias, valorizar a história de cada um, apontar novas tendências e trazer um panorama atualizado de cada região, além de formar um novo público consumidor da produção lusófona no Brasil e da produção brasileira em outros países. 

Além do evento, o projeto também pretende organizar e movimentar uma rede de criadores e empreendedores da cultura que ficarão conectados durante todo ano através de uma plataforma de conteúdo digital.  

O projeto acaba de ser contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, na Chamada Música em Movimento. Foram 2.214 inscritos e o FIXE foi um dos 19 selecionados, sendo oito na categoria circulação de shows, sete em festivais de médio porte e quatro projetos especiais. Alguns deles são o novo álbum da cantora Xênia França, a ser lançado em formato audiovisual; o Museu Virtual Itamar Assumpção, plataforma online com informações sobre a vida e a obra do músico, sob a curadoria de sua filha Anelis Assumpção e da pesquisadora Flavia Nascimento; e outros festivais já consolidados, como o MIMO (Mostra Internacional de Música de Olinda) e o Se Rasgum (Belém, PA). Confira a lista completa de selecionados aqui.

A programação do FIXE Festival em São Paulo acontecerá em quatro dias e conta com mesas de bate-papo com novos autores lusófonos, espetáculos teatrais, uma mostra audiovisual, uma exposição de artes visuais e design, uma feira gastronômica e apresentações musicais de países e regiões lusófonas.

Também estão previstas, para os próximos anos, edições do FIXE pelo mundo, em cidades como Lisboa, Porto, Luanda e Macau.

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM