MINISTÉRIO DA CIDADANIA E MASTERCARD APRESENTAM

News

Combate à censura cultural ganha guia formulado por advogados





Os casos de censura, que atingiram projetos culturais nos últimos meses, motivaram um grupo de advogados ligados ao Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais a preparar uma cartilha que explica como o setor pode se defender desses ataques e como fazer para procurar seus direitos por meios legais. 

O Guia Prático para a Defesa da Liberdade de Expressão traz informações úteis, explica procedimentos e indica instituições que podem ajudar quem sofreu restrições à liberdade de expressão por parte do poder público. Esse material, de distribuição digital, teve a colaboração de diversos escritórios de advocacia que trabalham com o fórum. 

Saiba mais na matéria de Camilo Rocha para o Nexo e acesse o manual aqui.

Infelizmente, casos de censura estão cada vez mais frequentes no país com interferências em projetos culturais, cancelamento de editais, cortes na programação de centros culturais e proibição da circulação de publicações com temáticas sobre diversidade. Mas a discussão não é nova e já esteve presente na programação da SIM. Confira a mesa de 2017 “Censura nunca mais” com o jornalista Jotabê Medeiros, o advogado Martim de Almeida Sampaio e mediação de Fabrício Nobre (Festival Bananada/SP).

 

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM