News

FiraB!: o Mercado Profissional de Música e Artes Cênicas das Ilhas Baleares





A Espanha é mesmo um país de muitos festivais, feiras e mercados. Só este ano, já estive no MAPAS (Ilhas Canárias), no MMVV (Vic), e agora na FiraB!, em Palma de Mallorca, nas Ilhas Baleares. 

Entre 3 e 6 de Outubro de 2019 foi realizada a quinta edição da FiraB!, Mercado Profissional de Música e Artes Cênicas das Ilhas Baleares. É um evento organizado pelo Ministério da Presidência, Cultura e Igualdade, através do Instituto de Estudos Baleares e com a colaboração do Conselho de Mallorca e da Câmara Municipal de Palma. Portanto, um mercado promovido pelo próprio governo, que vê em sua cultura um elemento estratégico para seu posicionamento no mundo. As Baleares são consideradas uma das áreas periféricas da Espanha, e por isso conta com política de exportação para a música e para as artes em geral.

A programação artística do evento trouxe 70% dos artistas das Ilhas Baleares e 30% de artistas de outros estados e países – uma excelente vitrine diante de programadores de 20 países da Europa, América, África e Ásia. Foram 52 shows de música e 29 de artes cênicas espalhados em 12 palcos distribuídos pela maravilhosa cidade com construções medievais, e obteve um público de 15 mil pessoas

A programação profissional contou com 47 atividades incluindo apresentações de cases, palestras e oficinas, e um público de mais de 600 profissionais. Uma das oficinas foi “Construindo audiências com análise de dados”, que ofereci junto com Saúl Cabrera (Diretor para Espanha e América Latina da agregadora EmuBands, e que esteve na SIM 2018 no painel sobre distribuição digital). Na oficina apresentamos ferramentas de onde se podem extrair dados para aumentar o engajamento do público e ampliar o alcance da audiência, e também como interpretar esses dados. (Para quem tiver interesse, a oficina será ministrada aqui no Brasil entre os dias 25 e 29 de novembro).    

Alguns dos destaques da programação artística: Maika Makovski (artista mais conhecida das Ilhas Baleares, multi-instrumentista que apresentou um show vibrante), Joana Gomila (da ilha de Menorca nas Baleares, que trouxe interessante trabalho experimental), Xanguito (banda maiorquina com um estilo fusion típico de Barcelona), Zulu Zulu (com um som dançante cantado numa língua própria da banda que incendiou o público – e eles estarão nos showcases da SIM São Paulo 2019), e Bohemian Cristal Instrument (instrumento de cristal inventado pela artista Lenka, da República Tcheca, que fez impressionante performance musical). Além desses destaco Mavica (Múrcia, Espanha), Anna Ferrer (Menorca, Baleares), Poe, Salvatge Cor e Donallop (os três de Mallorca, Baleares).

A FiraB! Também não se omite em relação a uma das discussões mais importantes do momento: a participação de mulheres nas atividades artísticas e profissionais. Mais de 40% dos shows de artes cênicas foram criados por mulheres (13 de 29); mais de 90% dos shows de artes cênicas (28 de 29) tiveram a participação de mulheres, tanto no campo artístico quanto no técnico; e mais de 40% dos shows de música tiveram participação de mulheres (24 de 52).

Para saber mais sobre a FiraB! acesse: http://www.firab.org.

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM