MINISTÉRIO DA CIDADANIA E MASTERCARD APRESENTAM

News

Lenda da cultura hip hop, Fab 5 Freddy vem à SIM 2019





No fim dos anos 70 e começo dos 80, a cultura de rua em Nova Iorque efervescia. O hip hop era a principal manifestação dos jovens das periferias e os grafites, que estampavam vagões de trem, se tornaram símbolo das gangues da época. As intervenções incomodaram e foram muitas as tentativas do Estado de coibir estas expressões artísticas, mas a briga foi em vão: nesse período, surgiram artistas que elevaram o grafite a um status de movimento disruptivo e que são considerados verdadeiras lendas da arte de rua mundial como Jean-Michel Basquiat, Keith Haring e Fab 5 Freddy

No dia 7 de dezembro (sábado), às 15h, ele participa do Momento BUD na Sala Jardel Filho contando sobre sua longa carreira como um dos maiores historiadores do cultura hip hop.

Fab 5 Freddy continua trabalhando com artes visuais, produção e direção de projetos de cinema e televisão. Lançado em abril deste ano pela Netflix, seu filme mais recente é um documentário chamado "Baseado em Fatos Raciais" (Grass Is Greener). O filme examina a história da cannabis, música e justiça criminal na América do Norte e conta com participação de Snoop Dogg, Killer Mike, B-Real, Chuck D, Sen Dog, Doug E. Fresh, Darryl ‘DMC’ McDaniels (Run DMC), entre outros. O filme foi assistido mais de 15 milhões de vezes e prova que o nova-iorquino continua causando impacto na cultura pop mundial.

Junto de amigos e contemporâneos, ele foi uma peça chave na cena cultural do centro de Nova Iorque nos anos 80. Além de ser um dos pioneiros no grafite e um dos primeiros a exibir suas obras internacionalmente, Fab co-produziu, estreou e compôs a música para o clássico filme cult Wild Style e dirigiu videoclipes de inúmeras estrelas do hip hop como Snoop Dogg, Nas, Queen Latifah entre outros.

Freddy foi um dos primeiros a enxergar o hip hop como um fenômeno cultural genuíno. Estava envolvido em todos os pilares essenciais do movimento: grafite, rap, DJ e breakdance. Como host do YO! MTV Raps, posição que ocupou por 10 anos, colocou o programa no primeiro lugar de audiência da emissora e ajudou a popularizar a cultura hip hop não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo.

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM