MINISTÉRIO DA CIDADANIA E MASTERCARD APRESENTAM

News

Ouça a íntegra do keynote de Fab 5 Freddy na SIM São Paulo 2019





Peça chave no crescimento e na consolidação da cultura hip hop nos anos 80, pioneiro do grafitti, cineasta e, por 10 anos, apresentador do programa YO! MTV Raps, Fab 5 Freddy esteve na SIM 2019 apresentando um keynote sobre sua trajetória e relação profunda com o Brasil. Foi a primeira vez que um dos principais difusores da cultura negra americana compartilhou publicamente suas experiência e a íntegra da palestra está disponível no canal da SIM no YouTube.

Fab recordou sua infância no Brooklyn, a influência de pensadores como Marcus Garvey e Mao Tsé-Tung, que conheceu pelo pai, ativista na luta pelos direitos civis dos negro no fim dos anos 60; o nascimento do movimento hip hop com as “block parties, suas relações com a cena punk que também despontava nos anos 70; o surgimento da cultura de videoclipes e a abertura para a música negra na da MTV; e sua curiosidade e pesquisa pela cultura brasileira. 

Do deslumbre com a bossa nova no filme franco-brasileiro Orfeu Negro (1959) ao brilhante artigo falando da música nas favelas cariocas para a revista Vibe, no começo dos anos 2000, Fab deu uma aula sobre política, cultura e resistência, passando pelas diferenças estruturais do racismo nos EUA e no Brasil e ressaltando a importância da música para provocar mudanças no mundo. 

  • contato
PRODUÇÃO / PRODUCTION
INFO@SIMSAOPAULO.COM
ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
PRESS@SIMSAOPAULO.COM