Palestrantes

Ana Garcia (BR): Com formação em Jornalismo e especializada na área de Produção Cultural, Ana Garcia tem larga experiência na realização de eventos e shows, seja de estilo popular ou erudito, cênico ou musical. Já realizou eventos comemorativos, sociais, exposições, palestras, shows e ainda presta assessoria e consultoria para eventos corporativos. Ana Garcia é diretora artística do festival No Ar Coquetel Molotov e Invasão Sueca, produtora dos projetos da Virtuosi e do festival infantil Conte Outra Vez, empresária do cantor Thiago Pethit. Produziu o palco da Red Bull Music Academy e Sonar.

 

  André Barcinski (BR): jornalista, diretor de TV, colunista do portal R7 e colaborador especial da Folha de S. Paulo. Produz e dirige os programas de TV “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” e “Nasi Noite Adentro”, no Canal Brasil. Trabalhou nos jornais Notícias Populares e Jornal do Brasil. É autor de quatro livros, incluindo biografias de José Mojica Marins e do grupo Sepultura, além do guia gastronômico “Guia da Culinária Ogra – 195 Lugares para Comer Até Cair” (editora Planeta). Ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro de não-ficção por “Barulho – Uma Viagem ao Underground do Rock Americano” (1992) e o Prêmio do Júri do Festival de Cinema de Sundance (EUA) pelo documentário “Maldito” (1998), sobre o cineasta José Mojica Marins. Prepara um novo livro, com lançamento previsto para 2014, sobre a música brasileira dos anos 70 e 80.

 

André Bourgeois (BR): Advogado formado em Direitos pela Universidade de Genebra na Suíça. Depois de atuar na área de Direitos Autorais durante três anos, fundou no Brasil a gravadora Urban Jungle Records que lançou e promoveu no Brasil e no mundo nos últimos 12 anos , artistas da nova cena independente paulista totalizando 22 discos lançados. A partir de 2005, começou a empresariar carreira de artistas e administrar a venda de shows no Brasil e no mundo, trabalhando com Céu, Curumin, Telepathique (2009), Lucas Santtana entre outors totalizando mais de 500 shows produzidos no exterior. Hoje André Bourgeois e a Urban Jungle gerênciam as carreiras nacionais/internacionais e a venda de shows dos artistas Céu, Otto, Chico Cesar, Marcelo Jeneci e Lucas Santtana.

 

Andre Forastieri (BR): André Forastieri é jornalista desde 1988, editor desde 1990 e empreendedor desde 1993. Começou sua carreira na Folha de S. Paulo em 1988, onde trabalhou como repórter da Ilustrada e editor do Folhateen. Na Ilustrada escrevia principalmente sobre música e cinema e iniciou a primeira coluna regular sobre quadrinhos em um grande jornal brasileiro. Em 1990 deixou a Folha para assumir o cargo de redator-chefe da revista Bizz, e posteriormente da revista SET, ambas da editora Azul. Em 1993 deixou a Azul para iniciar sua carreira de empreendedor com a editora Acme. A partir de 1998, como co-fundador, sócio e diretor editorial da editora Conrad, Forastieri colaborou para a criação de uma empresa de comunicação bem diferente – muito ousada em seu catálogo de livros, dedicado a novas idéias e autores, e muito bem sucedida no segmento jovem, com revistas, quadrinhos e colecionáveis. Além de diretor da Tambor Digital, é blogueiro do portal R7.

 

André Matalon (BR): Com mais de 20 anos de carreira, André atua na parte artística internacional do grupo XYZ Live. Em seu currículo acumula passagens por grandes empresas como Grupo Casablanca, Jovem Pan FM, BMG Brasil, Warner Music, Sony Music e EMI, onde atuou como diretor de marketing.

 

Bruno Dias (BR): Jornalista de formação, já colaborou com as revistas Bizz, Rolling Stone, Monet e Revista da MTV; e passou pelos sites Abril.com e Contigo!. Atualmente é editor-assistente do site da Capricho, além de editar o Urbanaque e o Birrinhas, sites que criou ao lado dos irmãos Cirilo Dias e Leonardo Dias Pereira.

 

Bruno Boulay (FRA): Bruno foi Diretor-fundador de TOTEM Records, um dos primeiros selos independentes de “World Music” na França no final dos anos 80, dedicado ao desenvolvimento de produções artísticas ao nível internacional. Após ter lançado vários artistas africanos, o selo TOTEM Records se dedicou, em meados dos anos 90, a promoção na França e Europa de artistas da nova cena brasileira como Lenine, Chico César, Fernanda Abreu, Daúde, Karnak. Colaborou também no empresariado internacional de artistas como Johnny Clegg, Geoffrey Oryema, Richard Bona e Lokua Kanza. Dirige desde 2001 o Bureau Export de la Musique Française no Brasil, o “bureau export São Paulo”, sendo adido do Consulado da França na aérea da musica entre fevereiro 2004 e novembro 2009, e “Expert Industrias Culturais” da Embaixada da França junto ao SESC São Paulo desde novembro 2010.

 

Bruno Macario (BR): Brand Manger for Absolut

 

Claudia Assef (BR): É uma das maiores especialistas em música eletrônica do Brasil, autora do livro “Todo DJ Já Sambou”, a maior referência do País sobre o tema. Lançado em 2003, o livro está em sua terceira edição e já vendeu mais de 10 mil exemplares. Jornalista, Claudia trabalhou na cobertura cultural dos principais veículos nacionais como Folha de S. Paulo, editora Abril, Folha da Tarde e Correio Brasiliense. Foi também correspondente da Folha em Paris. Claudia também é DJ e criou umas das noites mais emblemáticas de São Paulo, a festa Discology, criada com Camilo Rocha. Em agosto de 2012, Claudia criou uma festa para pais e filhos em São Paulo, a Disco Baby, indicada para bebês e crianças com idades entre 5 meses e 10 anos e seus familiares.

 

David McLoughlin (IRL): Nasceu na Irlanda e estudou comunicações (com especialização em cinema e rádio). É consultor da empresa MaGaiver. Era gerente de importação da loja Tower Records, em Londres; foi gerente internacional em empresas como Eldorado, Atração, MCD, Sum e Trama. Durante vários anos trabalhou no agregador digital The Orchard no Brasil. Desde 2007 é consultor internacional da BM&A e o projeto Brasil Music Exchange.

 

Diana Glusberg (ARG): Produtora cultural focada no intercâmbio e circulação de artistas na América do Sul. É diretora artística da casa de shows e eventos Niceto Club, uma das mais prestigiadas em Buenos Aires, que apresenta uma programação anual de mais de 300 artistas, nacionais e internacionais.

 

Emmanuel Zunz (EUA): Líder de pensamento empresarial, Emmanuel Zunz está emergindo como uma forte voz na arena da distribuição digital. Ele é o fundador e CEO da ONErpm, empresa independente de distribuição digital que já recebeu elogios pela prestação de serviços em pé de igualdade com todos os líderes da indústria, que também oferece a artistas e gravadoras opções de marketing e ferramentas para atingir um número maior de fãs. A plataforma de Zunz tem como objetivo capacitar artistas e gravadoras independentes, uma vez que lhes concede o acesso a todos os principais provedores de serviços digitais, permitindo ter total controle sobre todos os parâmetros do processo e de preços do mercado. A ONErpm também alimenta as carreiras de artistas independentes através de extras como campanhas de marketing.

 

 

Fabiana Batistela (BR): Fundou a Inker em 2002. É formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e começou sua vida profissional como repórter da Revista Bizz. Em 2009, ficou entre os três jovens empreendedores da música mais promissores do Brasil e entre os 12 da América Latina no prêmio IYME (International Young Music Entrepreneur) do British Council. É sócio-fundadora do SIM São Paulo.

 

Fabio Maleronka Ferron (BR): Coordenador de Programação Cultural da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.Produziu mais de 200 espetáculos. Foi consultor do Edital de Populações de Povos Tradicionais para o Ministério da Cultura, participou da publicação das Diretrizes Gerais do Plano Nacional de Cultura, da fundação e lançamento do Conselho Nacional de Política Cultural, do Fórum de Conselhos Nacionais, da elaboração do Programa Nacional de Cultura e Extensão Universitária MinC /MEC, além de ter idealizado, elaborado e desenvolvido o Projeto Geringonça, pelo SESC Rio de Janeiro. Em 2009, Fabio atuou como coordenador-executivo do Seminário Internacional do Fórum de Cultura Digital Brasileira e, em 2010, do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais. É um dos fundadores da Casa da Cultura Digital , em São Paulo, e coordenou o projeto Produção Cultural no Brasil.

 

Fábio Silveira (BR): É Gerente de Marketing da gravadora Deck, onde também desenvolveu a área de Novos Negócios. Jornalista por formação, também é co-autor do livro “Estudo da Cadeia Produtiva do Audiovisual no Espírito Santo”, do SEBRAE-ES, e Coordenador Executivo do curso de extensão da PUC-Rio e do Instituto Gênesis “Música e Negócios: Empreendedorismo e Inovação”.

 

Fabrício Nobre (BR): Em 2013, retornou ao empreendimento cultural e à Construtora Música e Cultura, empresa gestora de carreiras artísticas e musicais, e também uma agência de booking de shows de artistas como Black Drawing Chalks, Bonde do Rolê, Boogarins, Hellbenders, entre outros. Fundou a agência em 2010 e a geriu até final de 2011. Entre março de 2012 e junho de 2013, foi superintendente de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de Goiás. Dirige o Festival Bananada, em Goiânia, desde 1999. Fundou e presidiu a ABRAFIN – Associação Brasileira de Festivais Independentes, entre 2005 e 2010. Geriu o mais importante selo de rock independente do país, a Monstro Discos, onde fez a produção artística e direção executiva de 12 edições do Goiânia Noise Festival. Como músico, participa a banda MQN desde 1997.

 

Fernando Moreno (BR): É um dos fundadores da agência de DJs e conteúdo artístico Smartbiz (2000) , responsável por trazer grandes nomes da cena eletrônica mundial para o Brasil, além de cuidar da carreira de diversos artistas nacionais como DJ Mau Mau, Lovefoxxx (CSS), Renato Cohen, Boss in Drama e Zegon. Foi diretor artístico e participou de projetos como Smirnoff Expeience, Nokia Mob Jam, Motomix , Virada Cultural, entre outros. Em 2010 fundou a agência Entourage , permanecendo como sócio até 2013.

 

Felippe Llerena (BR): Pioneiro no mercado de distribuição digital no Brasil, Felippe Llerena atua na indústria fonográfico desde 1991 quando abriu seu selo independente Natasha Records e a Nikita Music, em 1999, como uma agência de exportação de música. Formado em Administração de Empresas e Marketing pela New York University, foi fundador e Diretor Executivo & Conteúdo do iMusica S/A por 8 anos. Recentemente abriu a plataforma de negócios ventureBr visando desenvolver negócios nas áreas de geração, distribuição e monetização de conteúdo em serviços digitais no Brasil e no exterior. Frequenta ao Midem há muitos anos, mesmo antes da BM&A existir, negociando e exportando artistas e projetos brasileiros no exterior.

 

Federico Goldenberg (BR): É gerente de parcerias de músicas e criadores do YouTube desde 2011. É responsável pela gestão de parceiros como Som Livre, DeckDisc, Rock in Rio, além de criadores nativos de YouTube como Porta dos Fundos, Galinha Pintadinha e Jovem Nerd, entre outros. Federico acumula mais de 10 anos de experiência com distribuição de conteúdo audiovisual e mídias digitais, tendo passado pelo Terra e Globosat.

 

Gaía Passarelli (BR): É reporter e durante 14 anos comandou o site rraurl.com, primeiro e mais importante site a cobrir música eletrônica no Brasil. Entre 2011 e 2013 esteve à frente dos programas Goo e MTV1, na MTV Brasil, realizando entrevistas e reportagens para televisão. Esse ano trocou tudo por um canal no youtube, o Gato&Gata, em que fala de música e rotina de casal ao lado do namorado, o músico Chuck Hipolitho e atua como freelancer para jornal e revistas.

 

Joseph Levy (BR): Formado em Comunicação Social pela Faculdade Integrada Helio Alonso (FACHA), com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMec RJ e Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Julio Zancopé está na Ticket há 10 anos, e atualmente é o Gerente de Marketing e Produtos de Benefício ao Trabalhador.

 

James Lima (BR): É historiador e jornalista graduado pela PUC de SP, tem mais de 17 anos de experiência no mercado fonográfico e é especialista em distribuição física e digital de música. Iniciou sua carreira fonográfica na década de 90, na Continental East West (Warner Music), Gravadora Eldorado, Distribuidora Eldorado, passou pela Distribuidora Independente (Trama) e fundou a Distribuidora Brazilmúsica! na Atração Fonográfica. Mais de 290 selos independentes foram administrados neste período, dando vazão a grande produção independente nessas últimas duas décadas, sempre apostando na diversidade da música brasileira. Em 2003 criou o informativo Music News. O primeiro informativo diário do mercado musical brasileiro. Hoje é Country Manager da Believe Digital Brasil e Latam, empresa francesa líder em distribuição digital para selos e artistas independentes.

 

Juliette Bouquerel (FRA/EUA) has been specializing in branded entertainment and marketing for 13 years. As the founder and CEO of an agency servicing Australia and France, she established herself as an international marketing expert, working with clients such as the European Commission, The French Music Export Office, Adidas and Sofitel. Over the years, she has been commissioned by a wide range of clients to create unique campaigns around the world. Upon moving to the U.S., she joined Live365 as Director of Broadcast Services, where she overseas one of the Internet’s largest radio networks, currently comprising over 5,000 broadcasters. In her current role, Juliette is helping lead Live365 through a rebranding and product expansion that will drive the company’s future growth.

 

Kuru Lima (BR): Programador, gestor cultural e sócio-fundador da Cria! Cultura, agência dedicada ao desenvolvimento e produção de projetos e programas culturais para empresas e governos. Foi vice-presidente do Instituto Pensarte, fundador do Fórum da Música de Minas Gerais e diretor artístico do selo musical + Brasil Música. Idealizou e dirigiu, por 12 anos, o programa Conexão Vivo e atuou na direção de produção de projetos como Festival Natura Musical e Mimo – Ouro Preto. Atuou em curadorias, comissões de seleção e na elaboração de editais para empresas e governos municipais, estaduais e federal, dentre os quais se destacam Teia 2007 (MinC), Feira Música Brasil 2010 (Funarte) e Fiat Mostra Brasil – 30 anos (Fiat). Já foi empresário de artistas como Mutantes, Berimbrown, Pedro Morais, Do Amor e Marku Ribas.

 

Lia Vissoto (BR): é formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e sócia-fundadora da Cinnamon Comunicação, uma agência focada em serviços de divulgação, formatação e produção de produtos e projetos culturais que completa 11 anos em 2013. Antes de formar a empresa, trabalhou em empresas como Columbia Pictures do Brasil, Cartão Unibanco, Super 11.net e America Online. Na Cinnamon, acompanhou o lançamento na imprensa de aproximadamente 200 filmes internacionais e 30 filmes interacionais, incluindo “Carandiru” na mostra competitiva do festival de Cannes de 2003, além de ter supervisionado o talent tour de Will Smith, Eva Mendes, Eli Roth, Roman Polanski, entre outros, no Brasil.

 

Lu Araújo (BR): Curadora e produtora, Lu Araújo tem trabalhado na área musical nos últimos 20 anos e é considerada uma das mais atuantes profissionais no mercado de música no Brasil. Dedica-se à pesquisa, ao mapeamento e à criação de projetos conceituais, sendo uma de suas marcas registradas a fusão original de linguagens e estilos dedicados à fronteira entre o popular e o erudito. É diretora artística e idealizadora do Festival MIMO, realizado nas importantes cidades históricas brasileiras Ouro Preto (MG), Olinda (PE) e Paraty (RJ). O MIMO realiza por ano aproximadamente 40 shows que englobam variados estilos musicais como jazz, vanguarda, world music, eletrônico, clássico e contemporâneo. Lu Araújo também apresentou e produziu diversos eventos, discos, filmes e livros.

 

Lucio Ribeiro (BR): É jornalista de cultura pop. Edita o Popload, no UOL, e escreve para o caderno “Ilustrada”, da “Folha de S.Paulo”, além de ser colunista de Esporte da Folha. É curador do festival Popload Gig e DJ residente do Bar Secreto em SP. Viaja bastante pelo Brasil tocando em festas de rock.

 

Marcelo Beraldo (BR): Adminstrador de Empresas, formado com ênfase em Finanças e Economia. Os primeiros 9 anos profissionais foram vividos em um banco de investimentos na Gestão de Fundos de uma grande seguradora. Após isto, fundou seu próprio negócio, o restaurante JAM Warehouse, administrando-o durante seus primeiros 4 anos de existência. Seguiu então, com um segundo empreendimento próprio, a Barong Produções, empresa especializada na produção e promoção de eventos culturais, em seu sétimo ano de vida. Recentemente ganhou o prêmio Ouro do Globes Awards da Ampro (Associação de Marketing Promocional) como o melhor marketing de eventos de 2010, com o Red Bull Sounderground – I Festival Internacional de Músicos de Metrô; e também, abriu o Cine Jóia, cuja expectativa é ser a melhor casa de shows de pequeno porte (até 1.500 pessoas) do Brasil. Traz para o mercado de eventos e entretenimento a metodologia e técnicas adquiridas no competitivo mercado financeiro.

 

Marinilda Bertolete Boulay (BR): Bacharel pela ECA – USP. Doutorado em Estudos Portugueses e Brasileiros e Université de la Sorbonne Nouvelle- Paris III. Produtora cultura, pesquisadora, diretora da TOTEM Musicais desde 1998 – Autora e diretora editorial de várias publicações, inclusive do Guia do Mercado Brasileiro de Música. Representa o MIDEM no Brasil e na América Latina desde 2003. Membro das associações BM&A, ICA e ITC.

 

Mauricio Bussab (BR): É diretor da Tratore, a maior distribuidora de música independente do Brasil, empresa fundada em 2002 que se especializa em levar a musica de 2500 artistas brasileiros para lojas e sites de venda de música de todo o mundo, em CD e como download. Mauricio é físico e músico e fez parte da primeira leva de independentes paulistanos (os chamados “independentes do Lira Paulistana”) no início dos anos 80. Fez trilhas para curtas e longa-metragens e foi membro de diversas bandas, em particular do Bojo, grupo de jazz eletronico que fundou e que ficou famoso por ser a primeira banda brasileira a colocar um CD completo para download na internet em 1999. É também fundador do selo Outros Discos e produtor de dezenas de discos de conhecidos artistas brasileiros como Wado, Stela Campos, Loop B e Cadão Volpato. Em 2009 ganhou o Premio da Musica Brasileira pela produção do disco “Maria Alcina, Confete e Serpentina”.

 

Pía Sotomayor (CL): Jornalista e historiador, e gerente de comunicação e produtora artístico do festival Primavera Fauna desde 2009. É editora de música na Rádio Zero e produtora do grupo Atom TM (Atom Heart, Señor Coconut & His Orchestra).

 

Philippe Cohen Solal (FRA): Há 15 anos Philippe Cohen Solal tem deixado a sua marca como um arquiteto de música eletrônica e compositor autodidata, trabalhando em diversas áreas da produção musical, bem como trilhas sonoras e gravações. Em 1995, o artista francês fundou sua própria gravadora, a ¡Ya Basta! Records. Quatro anos mais tarde, ao lado de Eduardo Marakoff e Christoph Müller criou o Gotan Project. O grupo alcançou um enorme sucesso em todo o mundo. Em seus projetos, o intuito de Philippe é fazer registros que mostrem sua diversidade cultural, não apenas emprestando diferentes tradições musicais, mas enviando de volta uma visão transformada de sua música.

 

Rafael Souza (BRA): Marketing Grouper Manager for Premium Brands

 

Roberto Parra (CL): É um dos criadores do NNM.cl, um dos meios pioneiros de música digital no Chile, por onde começou a organizar shows de bandas locais independentes. Junto com amigos criou a Wildlife, produtora que já organizou mais de 100 shows internacionais no Chile como: Hot Chip, Crystal Castles, Tame Impala, The xx, entre outros. Hoje, com quase cinco anos de experiência no mercado, Roberto é responsável pelo festival Primavera Fauna, que está em sua terceira edição.

 

Tatá Aeroplano (BR): Compositor e ‘front-man’ das bandas ‘Cérebro Eletrônico’ e ‘Jumbo Elektro’ lança agora seu primeiro disco solo intitulado “Tatá Aeroplano”. Simples assim, da mesma forma como assina suas canções, seus shows, seus ‘sets’ como DJ e as inúmeras participações nos trabalhos de outras bandas e amigos.Tatá Aeroplano é um dos agitadores da “paulicéia desvairada”, com suas anotações, documentadas em forma de música, sobre o comportamento afetivo da sua geração.Trata-se de um álbum de autor. Reúne canções compostas a partir de 2008, quando Tatá mergulha definitivamente na noite paulistana, e passa a viver intensamente a cidade.

 

VJ Spetto (BR): É o pioneiro do género no Brasil e especialista em video mapping, VJ , video performance e instalações interativas. Nos últimos 18 anos ele se apresentou em todas as grandes cidades do Brasil e pelo mundo todo. Ele se tornou um dos artistas visuais mais consagrados do Brasil e como curador criou e organizou os festivais: VJ Torna Brasil, VJ University, Performa Paço, Johnny Walker Red Mix and Dialectos Digitales (Bolivia).

VJ Spetto (BR) is a pioneer of the genre in Brazil and a specialist in projection mapping, VJing, Video Performance and Interactive instalations. Over the past 18 years he has performed in all major cities in Brazil and all over the world. He became one of the most acclaimed artists in Brazil and as a curator he has created and organized the festivals: VJ Torna Brasil, VJ University, Performa Paço, Johnny Walker Red Mix and Dialectos Digitales (Bolivia).

 

VJ ZAZ (PT): É um artista de novas media, que trabalha internacionalmente com video mapping, TV, club-VJ, stage design, performance audio-visual em fulldome / cinema immersivo (planetários digitais). Pedro é também o diretor e um dos principais organizadores do festival de cinema FULLDOME UK. Neste mesmo campo de fulldome ele também trabalha como mentor de software e integrador de systemas para VJ em planetários digitais.

VJ ZAZ (PT) is a new-media artist, working internationally with projection mapping, TV, club-VJ, stage design, audio visual performance and as an artist in fulldome / immersive cinema. Pedro is also a director and one of the principle organisers of the film festival FULLDOME UK. In the field of fulldome, he also works as a software mentor and systems integrator for VJing in digital planetariums.