SIM São Paulo inicia edição 2015 com nomes de peso do mercado musical

SIM São Paulo inicia edição 2015 com nomes de peso do mercado musical

Postado por INKER Agência Cultural em


O primeiro dia de programação da SIM São Paulo começou com o Keynote de Abertura: Música no Brasil, com o diretor do Centro Cultural São Paulo, Pena Schmidt. Ele falou sobre como o mercado musical era no país há dez anos e como é hoje. Pena, que já foi produtor musical, disse que “o que faz o artista é a reputação e a gestão do músico, ou seja, o processo econômico que envolve a carreira musical”.

A segunda palestra também trouxe a gestão musical como pauta. O empreendedor Leonardo Salazar, que lançou a edição revisada e ampliada do livro Música Ltda: O Negócio da Música para Empreendedores na SIM São Paulo, afirmou que “um artista que tem talento mas não tem gestão, não tem carreira musical”. O foco da palestra foi no mercado da música de um ponto de vista empreendedor. Inclusive, o próprio Pena afirmou na primeira palestra que, se ele estivesse entrando no mercado hoje, o livro de Salazar estaria em sua cabeceira.

Você pode baixar a segunda edição do livro Música Ltda: O Negócio da Música para Empreendedores aqui.

O terceiro encontro de hoje foi comandado por Leonardo Salomão, do SESC Rio, Daniel Domingues, da Secretaria do Estado de Cultura do RJ, e Julianna Sá, da Dobra Comunicação, falando sobre como tocar no Rio de Janeiro.

Durante a palestra, Julianna comentou que o cenário musical no Rio de Janeiro tende a melhorar através da conexão de projetos, promovendo parcerias com as demais cidades do Brasil, em especial com São Paulo.

Leonardo Salomão completou dizendo que o Rio é uma cidade que recebe eventos gigantes, como o Rock in Rio e os Jogos Olímpicos de 2016, mas que não consegue abrir espaço para pequenos e médios artistas. Ele falou também que faltam festivais na cidade; alguns estão surgindo no momento, mas precisam de um tempo para desenvolver uma “maturação”. Finalizou, porém, explicando que nem tudo está perdido: “Acho que é na dificuldade que encontramos caminhos e soluções, e, como a Julianna falou, o caminho são essas conexões e parcerias”.

 

Foto: Pedro Margherito

Ainda nesta quinta, 03, a SIM São Paulo contará com palestras, showcases e mesas de Networking & Businnes destinados aos credenciados na PRO-AREA e ao público em geral. Lembrando que, durante os quatro dias do evento, a cidade vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical, além de artistas, jornalistas e formadores de opinião, do Brasil e de fora. Confira a programação e não perca!